sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dia 5 – 12 de janeiro de 2010 - Brasil

“Uma imagem vale mais que mil palavras”

Fui acordado já com o pessoal me pedindo para dar uma olhadinha em Milena, que havia levantado não tão bem, apesar de melhor que na noite anterior. Havia uma preocupação pois o dia seria muito puxado, com programação das 09:00 às 20:00hrs. Como não poderia ficar sozinha no hostel, decidimos que seria melhor que fosse conosco, usando medicamentos paliativos, mantendo a hidratação e “repouso”. No meu entender, boa parte do que ela vem sentindo tem um componente psicológico muito acentuado.
            Recapitulando: hoje iríamos à Usina de Itaipu, à UNILA (Universidade da Integração Latino-Americana) e às Cataratas do Iguaçu. Como vem se tornando uma constante, saímos mais tarde que o planejado, com 1 hora de atraso. Já na usina de Itaipu fomos muito bem recebidos e conduzidos num ônibus da própria Itaipu, com guia, a um passeio às instalações externas e internas. Este passeio que, usualmente, é pago, nos foi oferecido como uma cortesia. Quem pode, pode, né?! Não irei descrever minuciosamente todo o passeio. Primeiro, porque há coisas que são indescritíveis e, segundo, porque ficaria muito extenso e ninguém teria saco de ler. Me atenho a alguns dados impressionantes e deixo que as fotos falem por mim.
            - No ano de 2008, a Itaipu quebrou o recorde mundial, que já era dela, produzindo energia suficiente para suprir o mundo inteiro por 2 dias.
            - A quantidade de cimento usada para a construção da mesma, seria suficiente para construir um prédio para abrigar até 4 milhões de pessoas.
            - Essa mesma quantidade de cimento, seria suficiente para construir 210 estádios de futebol do porte do Maracanã.
            - Como binacional, 50% da produção de energia pertence ao Paraguay e 50% ao Brasil. No entanto, como o Paraguay só necessita de 7% do total, o Brasil compra todo o resto da energia por, se não me engano, 120 milhões apenas.
            - Em média, a vazão da usina é 6 vezes maior que a vazão das Cataratas do Iguaçu.

Ainda no final da manhã, fomos à UNILA, onde fomos recebidos por uma comitiva de professores, todos muito entusiasmados com o projeto da INULAT. Assistimos a apresentações institucionais e pudemos debater um pouco sobre a função da UNILA como impulsionadora do processo de integração regional e como tornar estas potencialidades em realidade. A reunião foi encerrada com a leitura emocionante e inspiradora do prólogo do livro “Diários de motocicleta”, escrito pela filha de Ernesto Guevara. Ainda, plantamos uma árvore (Eugenia alguma coisa, ou pitangueira) em nome da INULAT (só me falta agora escrever um livro e ter um filho, não necessariamente nessa ordem...=]). De maneira simbólica, simultaneamente ao nosso encontro com a comitiva da UNILA, ocorreu, em Brasília, a criação da UNILA pelo presidente Lula.

Após um almoço “patrão” oferecido pela UNILA, partimos para as Cataratas. No caminho, Milena, a da provável infecção gastrointestinal, piorou e por prudência, um dos caravaneiros a acompanhou até um hospital.
               À semelhança de Itaipu, não descreverei nada das Cataratas, trabalho este feito de forma muito mais primorosa pela fotos. Uma imagem vale mais que mil palavras!