segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dia 12 – 19 de janeiro de 2010 – Uruguai

"Quando eu digo que Deus não dá asa a cobra..."

             Como já havia comentado, exceto pelo Tribunal Arbitral do MERCOSUL, todos os demais órgãos administrativos se localizam em Montevideo. Cedo pela manhã, tivemos encontro com os principais secretários da Sede do MERCOSUL, que nos apresentaram a instituição, suas funções e objetivos em linhas gerais e se colocaram à disposição para perguntas dos estudantes. Foi admirável como a “visita” não se restringiu somente ao aspecto institucional, mas abrangeu o âmbito político e polêmico inerente ao que representava o local onde estávamos. Me surpreendeu que, só agora, está em criação uma secretaria voltada para as questões relacionadas à saúde, que muito provavelmente deveria ser tratada como um tema qualquer dentro de um balaio, supostamente homogêneo, com inúmeros outros.
            Saí da Sede do MERCOSUL um pouco antes do fim da reunião para conseguir chegar no horário marcado (um pouco atrasado, na verdade) no Hospital Filtro, onde encontraria com o Coordenador das ambulâncias, motoristas, enfermeiros e técnicos de enfermagem do serviço público de atendimento pré-hospitalar às urgências do Uruguai. Também pude gravar a conversa, ótima por sinal. Para resumir, da mesma forma que muitas características do sistema de saúde como um todo, o sistema pré-hospitalar de urgência está se estruturando de forma semelhante a no Brasil, na linha de organização francesa, em contra-ponto à americana. A infra-estrutura do local de trabalho do pessoal do sistema pré-hospitalar no Hospital Filtro era digna dos piores postos de saúde de Salvador. Segundo o Coordenador, estão em fase de re-estruturação, reforma e etc e tal e por isso estava aquela zona toda, onde “no se puede trabajar todavia”. Foi uma pena eu não ter gravado em vídeo o local. Aliás, foi uma pena eu não ter comprado uma caneta “spy”, para gravar vídeos “na cocó” de vários lugares por onde passei.





Enquanto isso, os demais caravaneiros estavam na ALADI (Associação Latino Americana De Integração). À tarde, foram ao CEFIR (Centro de Estudos e Formação em Integração Regional) enquanto eu voltei para o Hostel.
Voltei para o Hostel para ver se o Victor, do Ministério de la Salud, havia dado alguma resposta sobre minha proposta de fazer uma pequena apresentação sobre o SUS para o pessoal do Ministério.

“Estimado Davi:

Hoy ha sido un día dificil.
Ya sé que estuviste con la gente de MOVILES .
Hoy es imposible coordinar una charla sobre SUS, pero quisiera saber si vuelves a Uruguay y cuando para ver si logramos concretar algo.
Estamos en un período de definiciopnes politicas y el tiempo no alcanza para todo.
En breve busco los materiales  sobre SNIS y te envío.
Si puedes envíame el PP sobre SUS.

Nos mantenemos en contacto.
Fratrnalmente,  Víctor”

É... não foi dessa vez... numa próxima, quem sabe... =]
Deus não dá asa a cobra...
            À noite, fomos conhecer o Cassino que fica na esquina do albergue. Gastei uns 10 conto em caça-níqueis, fiquei abismado com a quantidade de dinheiro que algumas pessoas perdem ali na roleta, no pôquer ou no BlackJack (incluindo uns brasileiros de Fortaleza que estavam no albergue, já tinham ido no dia anterior e foram conosco de novo) e fiquei igualmente abismado com uma homem e uma mulher que ganharam, cada um, U$ 2.500,00 (dólares) no caça-níqueis!
            Quando eu digo que Deus não dá asa a cobra...


Nenhum comentário:

Postar um comentário